Quais cuidados pais e filhos devem ter para usar a internet com segurança

  • Publicado em NOTÍCIAS
Ainda que as atividades ao ar livre devam ser incentivadas, é indiscutível que o universo virtual faz parte do nosso cotidiano. O que implica mais cuidados para garantir a segurança das crianças enquanto se divertem on-line.

Existem diversas maneiras de usar a tecnologia em seu favor para que a internet seja um terreno controlado e seguro, conferindo total alívio para os pais deixarem seus filhos à vontade com aplicativos, softwares ou mesmo navegando por entre sites.

Confira a seguir algumas das dicas sobre como assegurar a segurança na internet para os seus filhos.

Limite acessos e filtre conteúdos

Já existem funcionalidades, em tablets e smartphones, que ajudam a criar perfis com acesso limitado a uma série de conteúdos.

Assim, você pode deixar os aparelhos nas mãos das crianças sem o risco de elas acessarem qualquer tipo de conteúdo adulto. E cada fabricante possui o seu filtro, valendo a pena se informar sobre como funciona essa opção no seu sistema operacional.

Além disso, lojas de aplicativos também possuem esse filtro de segurança, para que as crianças apenas encontrem e façam o download de aplicativos e outros produtos somente adequados para a idade delas.

Oriente-as a não compartilharem suas informações com desconhecidos

A regra é, basicamente, a mesma que os pais costumam dar aos filhos ao ar livre: não fale com estranhos.

Na internet, portanto, eduque as crianças para que não compartilhem seus dados pessoais com desconhecidos, e tampouco aceitem solicitações de amizade, nas redes sociais, de pessoas que não façam parte do seu círculo de amigos. Sem falar no sigilo de qualquer tipo de senha on-line.

Outro ponto importante, a esse respeito, é o cuidado a ser tomado com o download de aplicativos e softwares. Procure sempre fazê-los em lojas oficiais e de fontes conhecidas, evitando, assim, downloads suspeitos.

Limite o acesso a conteúdos no YouTube

Na própria página de configurações do YouTube você pode encontrar o modo Youtube Safety Mode, que também ajuda a limitar os resultados de busca das crianças, retornando apenas opções que foram previamente aprovadas pela equipe da popular rede social de vídeos.

Cuidados extras com malwares e adwares

Além das informações pessoais e do conteúdo limitado, os pais também devem se preocupar com os hábitos de navegação virtual dos filhos.

Afinal de contas, baixar tudo aquilo que eles veem pela frente é o convite ideal para a proliferação de malwares e spywares, entre outros tipos de agressões on-line.

Isso porque eles podem tanto prejudicar a performance de aplicativos e do próprio computador, smartphone ou tablet, quanto roupar deliberadamente algumas informações pessoais.

Assim, é importante trabalhar a conscientização dos pequenos, para que eles saibam por onde trafegar, virtualmente, sem comprometer a sua segurança e o sigilo de suas informações pessoais salvas nos seus dispositivos.

Mostre que a vida real também é divertida e segura

Por mais seguro que pareça, manter nossos filhos sob constante vigilância no conforto do nosso lar, é importante que os pais apresentem o universo externo.

Realizar atividades fora de casa combate a depressão, melhora as relações sociais e a autoestima, reduz ansiedade e estresse, estimula aprendizagem e faz bem para a memória.

Informações adicionais

  • Fonte: Dino
voltar ao topo
Kobo Brazil_Device_LineUp

Obras em Destaque

Literatura Brasileira

Literatura Estrangeira

Literatura Infantil

Grandes Escritores

INFOPRODUTOS

  • Trader Esportivo 2.0
  • Curso Conquista Online
  • Emagrecer de Vez
  • #Feliz Simples Assim
  • Mamãe Sarada
  • Máquina de Patrocínios
  • Negócios de Palestras
  • Centive One WP